Transparência: Brasil é líder em ranking mundial

O país lidera ao lado do Reino Unido e está à frente dos Estados Unidos, Dinamarca, Noruega e Alemanha.

De acordo com a ONG Open Knowledge (Conhecimento Aberto), o Brasil lidera o ranking da transparência de dados sobre gastos do governo federal, ao lado do Reino Unido. Ferramentas como o Portal da Transparência e a Lei de Acesso à Informação (LAI), são responsável pela conquista.

O Portal da Transparência permite ao cidadão pesquisar e fiscalizar as despesas do governo federal. Em 2013, a plataforma acumula mais de 1,9 bilhão de informações e chegou a receber 11 milhões de acessos.

Já a Lei de Acesso à Informação (LAI) é mais uma ferramenta eficaz de prevenção e combate à corrupção. Entre maio de 2012, data de sua promulgação, e julho deste ano, foram registrados cerca de 290 mil pedidos de acesso a informações. Desse total, 98% foram respondidos. O tempo médio de resposta é de 13 dias.

Os dados da ONG Open Knowledge não deixam dúvidas quanto às medidas de aprofundamento da democracia implementadas pelo Governo Federal. No mesmo ranking estão países como Dinamarca, Noruega e Alemanha. Todos desenvolvidos e de primeiro mundo, mas que estão atrás do Brasil.

Mais informações, acesse a página do Governo Federal.

Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

© 2000-2017 TEIA DIGITAL. Todos os direitos reservados.
Rua Francisco Holanda, 881, Salas 16 a 18 - Dionísio Torres - Fortaleza - CE
85 3257-7733 | falecom@teiadigital.com.br